>> Iniciar Sesión  




+     

 


 

"Não Lugar" a relación entre Galiza e Portugal a través do canto e a percusión tradicional
Fonte / Máis información

(ultima actualización: 17 / 9 / 12 )





Entre Galiza e Portugal existem óbvias semelhanças, mas pouco se tem investigado sobre como esta proximidade geográfica e cultural se reflexa numa identidade sonora comum.
Este filme acompanhará o periplo de um músico português (Pedro Calado, dos Gaiteiros de Lisboa) à descoberta do património musical tradicional da Galiza ao mesmo tempo que um músico galego (Davide Salvado) fará o mesmo em território português. Em ambos casos, as recolhas musicais terão a preocupação de incluir as paisagens e ambientes sonoros encontrados, sempre dando protagonismo aos informantes.
Através deste intercâmbio musical, pretende-se questionar de que forma as fronteiras geográficas dividem ou não a identidade sonora dos lugares raianos.
Cada músico toca as suas influências. É por isso que nós escolhemos dois músicos com diferentes percursos, difentes experiências musicais, e ademais trocamos-lhes as voltas enviando um para a Galiza e outro para Portugal.
O filme estará construído essencialmente por música sem entrevistas ou voz em off, só a própria experiência vivida pelos dois. Um documentário de procura e de contrapunto, mostrando realidades que ainda que diferentes serão muito semelhantes.






NOVAS RELACIONADAS:



Tiago Pereira trata as relações entre Galiza e Portugal a partir da música com 'Não Lugar'
http://www.pglingua.org/noticias/informante/5146-tiago-pereira-trata-as-relacoes-entre-galiza-e-portugal-a-partir-da-musica-com-nao-lugar


















COMENTARIOS:

 

Opina sobre esta nova








Ver máis novas.

 

 

 

 

 

 

 


 

 





 

Voltar á páxina principal